Relatório Parcial e Completo da Comissão da Verdade do Rio

Relatório Parcial da Comissão da Verdade do Rio Maio 2013 / Junho 2014

Sobre o Projeto

A Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, constituída pela Lei Estadual nº 6335/2012, tem por finalidade elucidar os fatos e as circunstâncias das graves violações de direitos humanos praticadas no período de 1946 a 1988, promovendo, em particular, o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáver e sua autoria.

Descrição do Projeto

Diagramação de dois relatórios para a Comissão Estadual da Verdade do Rio.

Primeiro diagramei no Relatórios Parcial que foi lançado em 2014. Depois trabalhei na diagramação do Relatório Completo e foi divulgado em dezembro de 2015 em cerimônia no Palácio Guanabara.

Detalhes do Projeto

Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro

2013 – 2015

Design Editorial

“O Marcelo tinha um grande desafio diante desse trabalho. A responsabilidade já seria imensa apenas por transformar, em um documento definitivo, tudo o que a equipe da Comissão da Verdade do Rio fez em dois anos e oito meses. Mais do que isso, o Relatório Final trazia todo o peso daqueles familiares que perderam seus parentes e que atuaram de forma muito próxima com a equipe da CEV-Rio. Trazia o peso também de ter ali as recomendações ao Estado brasileiro de não repetição, de mostrar que nós, enquanto sociedade, não admitimos mais as mesmas práticas da ditadura. O relatório trazia os nomes daqueles que torturaram, mataram, desaparecem com aqueles que lutavam por uma sociedade mais justa. E esses nomes também estavam lá. O Marcelo, portanto, tinha que pegar todo esse material, que se traduzia muito mais que texto e foto, e fazer com que a leitura fosse de fácil compreensão, acessível e que qualquer pessoa pudesse ver, naquelas mais de 300 páginas, o resultado de uma Comissão Estadual da Verdade, que se debruçou em pesquisar como a repressão atuou no Estado do Rio de Janeiro. Ele conseguiu. Tenho certeza que esse é um dos trabalhos que o Marcelo mais pode se orgulhar em ter feito parte. Poucos foram os profissionais que tiveram a oportunidade de trabalhar e aprender em uma Comissão da Verdade, uma iniciativa que marca a história desse país e da sociedade brasileira e nos coloca em outro patamar. O de falar: para que nunca mais se repita. Para que nunca mais aconteça.”

Renata Sequeira
Assessoria de Comunicação